A.B.D.V.M.
Associação Brasileira dos Deficientes com Visão Monocular

Quem Somos

.....A Associação Brasileira dos Deficientes com Visão Monocular (ABDVM) é uma associação informal, virtual e sem fins lucrativos cujo objetivo principal é lutar pelo reconhecimento legal da “visão monocular” como deficiência no Brasil. Criada e mantida através de participações voluntárias, a ABDVM vem fazendo importantes avanços na luta pelos deficientes monoculares de todo o país.

.....No Brasil, a proteção à pessoa com deficiência é preceito expresso na Constituição Federal de 1988. Assim, existe todo um arcabouço legal que descreve os quadros de deficiências físicas, auditivas, visuais ou mentais, entre outras. Porém, as pessoas com visão monocular não são enquadradas expressamente no Decreto Federal nº. 3.298/99, ficando à margem da proteção legal vigente.

.....Ocorre, no entanto, que a visão monocular dificulta a definição de profundidade e distância, podendo ser impeditiva para várias atividades diárias, inclusive profissionais. É fato notório que qualquer limitação grave de ordem visual implica maior dificuldade no acesso a uma vaga no acirrado mercado de trabalho. Atualmente, a pessoa com visão monocular, apesar de sua inconteste limitação, não faz jus aos benefícios legais destinados aos demais deficientes; direitos que visam justamente à promoção da igualdade.

.....Não é por outro motivo que o Poder Judiciário, em diversas oportunidades, já se manifestou favorável à inclusão da deficiência monocular para efeito de reserva de vagas em concursos públicos, isenção em transporte coletivo, inserção na iniciativa privada e aquisição de próteses oculares, por considerar que a visão monocular cria barreiras físicas e psicológicas na disputa por oportunidades de trabalho, além de uma constante necessidade de superação pessoal e familiar numa sociedade repleta de discriminações.

.....Por tais fatos, há alguns anos, uma longa e árdua caminhada começou, onde um grupo de internautas espalhados pelo Brasil, todos com visão monocular, incessantemente lutam pelo reconhecimento legal desta deficiência visual no País.

.....Aqui estão eles, anos depois, aliados aos novos amigos, dando os primeiros passos para a criação da Associação Brasileira dos Deficientes com Visão Monocular – ABDVM.

.....Não há dúvidas. “Quem somos?”. Somos vitoriosos, lutamos por nossos direitos, damos um show de cidadania, porque este é o caminho mais curto para reverter a realidade da discriminação. Nossa vitória depende da sua solidariedade, pois o nosso maior desafio é um grande investimento para a humanidade: a inclusão social das pessoas com deficiência.

.....Vamos nos unir. Deus não dotou os seres humanos com dois olhos, se e somente se, um olho fosse necessário.

A DIFERENÇA ENTRE O SONHO E A REALIDADE ESTÁ NA CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO DO SONHADOR!

VAMOS À LUTA MONOCULARES DO BRASIL!

InicialQuem SomosDocumentosFórumFale ConoscoColabore